Denúncia revela venda ilegal de agendamentos para emissão de RG em Alagoas

05 de fevereiro de 2025 às 07:30
Alagoas

Foto: Ilustração

Redação com TV Pajuçara

Supostos intermediários estariam vendendo vagas, por meio de WhatsApp, para agendamentos de serviços no Governo do Estado, em especial para a emissão do RG.

Os valores cobrados variam de acordo com o vendedor e a urgência do serviço, oscilando entre R$ 20 e R$ 35. Em uma das conversas, um intermediário garantiu que a vaga seria confirmada antes do pagamento. Outro afirmou que devolveria o dinheiro caso não conseguisse realizar o agendamento.

Em nota, a Secretaria de Estado de Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag) afirmou que o sistema de agendamentos das Centrais Já! é seguro, gratuito e segue protocolos internacionais de segurança. A pasta reforçou que não compactua com a venda de vagas e orientou a população a denunciar o crime por meio do e-mail sac@seplag.al.gov.br ou pelos canais oficiais da Polícia Civil.

Até o momento, a Seplag não recebeu denúncias formais sobre essa prática. Entretanto, a secretaria afirmou que qualquer caso relatado será encaminhado às autoridades, pois a venda de um serviço público gratuito configura crime de estelionato.