Denúncia revela venda ilegal de agendamentos para emissão de RG em Alagoas
Redação com TV Pajuçara
Supostos intermediários estariam vendendo vagas, por meio de WhatsApp, para agendamentos de serviços no Governo do Estado, em especial para a emissão do RG.
Os valores cobrados variam de acordo com o vendedor e a urgência do serviço, oscilando entre R$ 20 e R$ 35. Em uma das conversas, um intermediário garantiu que a vaga seria confirmada antes do pagamento. Outro afirmou que devolveria o dinheiro caso não conseguisse realizar o agendamento.
Em nota, a Secretaria de Estado de Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag) afirmou que o sistema de agendamentos das Centrais Já! é seguro, gratuito e segue protocolos internacionais de segurança. A pasta reforçou que não compactua com a venda de vagas e orientou a população a denunciar o crime por meio do e-mail sac@seplag.al.gov.br ou pelos canais oficiais da Polícia Civil.
Até o momento, a Seplag não recebeu denúncias formais sobre essa prática. Entretanto, a secretaria afirmou que qualquer caso relatado será encaminhado às autoridades, pois a venda de um serviço público gratuito configura crime de estelionato.