Deputado anuncia que vai presidir Comissão Temática antes de ser eleito por colegas
Por Redação
O deputado estadual delegado Leonan (União Brasil) provocou desconforto entre alguns integrantes da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa Estadual (ALE) ao anunciar, nesta segunda-feira (20), que irá presidir uma das quinze Comissões Temáticas da Casa de Leis antes da realização da eleição para a função.
Através das redes sociais, Leonan informou a seus seguidores que será o presidente da Comissão do Meio Ambiente e Proteção Animal, além de titular de outras duas. No entanto, a afirmativa ocorre antes da formalização da eleição, prevista pelo regimento interno do Poder Legislativo estadual.
Na sexta-feira (17), foi publicado no Diário Oficial Eletrônico do Legislativo o ato nº 12/2023, que dispõe sobre a formação das Comissões Permanentes do Parlamento alagoano para o biênio 2023/2024. A diretoria de comunicação da ALE produziu uma matéria explicando como funciona o processo.
“De acordo com o artigo 30 do Regimento Interno da Casa, procedidas as nomeações de seus integrantes, as comissões deverão se reunir dentro dos cinco dias seguintes à sua constituição para eleger o presidente e o vice-presidente. A eleição nas Comissões Permanentes será convocada e presidida, no início da legislatura, pelo mais idoso dos seus membros presentes e, no biênio subsequente, pelo presidente da Comissão do biênio anterior, ou pelo vice-presidente”.
Essa não é a primeira vez que Leonan Pinheiro provoca desconforto entre seus pares. Ele chegou a ser adjetivado de “pirata legis” pelo fato de ter apresentado um grande número de projetos supostamente copiados de outros parlamentares.