Primeira-Dama de Maceió avalia candidatura ao Senado e pode turbinar disputa em Alagoas
Por Francês News
Os bastidores políticos de Alagoas podem ganhar uma nova protagonista de peso para as eleições de 2026. A primeira-dama de Maceió, Marina Candia avalia ser candidata ao Senado e já aparece à frente dos senadores Renan Calheiros (MDB) e Arthur Lira (PP) em pesquisas internas, segundo informa o jornalista Carlos Madeiro em sua coluna no UOL.
Com 35 anos e 438 mil seguidores nas redes sociais – mais que os rivais potenciais –, a mato-grossense, formada em Direito e Administração, nunca disputou um cargo eletivo. No entanto, seu nome ganhou força para o Senado após especulações iniciais de uma candidatura à Câmara dos Deputados. Caso se confirme, ela mudaria completamente o cenário.
Uma vitória de Marina manteria uma das vagas do Senado por Alagoas na família. Atualmente, o cargo é ocupado pela mãe de JHC, a Doutora Eudócia Caldas (PL), que não deve concorrer à reeleição.
Em entrevista ao UOL, Marina atribuiu seu bom desempenho nas pesquisas ao reconhecimento do trabalho do marido, mas também a sua própria atuação em projetos sociais, esportivos e de empreendedorismo feminino em Maceió. Ela evitou se definir ideologicamente. "Acredito que a política precisa abrigar pessoas bem-intencionadas, capazes de transformar vidas", declarou.
Enquanto Marina avalia a candidatura, o prefeito JHC mantém silêncio sobre seus planos. Aliados não descartam que ele ainda possa ser candidato ao governo do estado. Com alto índice de aprovação, JHC é uma peça-chave no tabuleiro político alagoano e nacional. A decisão do casal definirá os rumos da sucessão no estado.