O que se sabe sobre o caso do jovem que invadiu jaula e foi morto por leoa no zoológico de João Pessoa
Por Francês News
Um jovem de 19 anos morreu após invadir o recinto de uma leoa no Parque Arruda Câmara (Bica), em João Pessoa (PB), na manhã de domingo (30). Identificado como Gerson de Melo Machado, ele escalou uma parede de mais de 6 metros, passou por grades de proteção e usou uma árvore interna como apoio para entrar na jaula do animal, durante o horário de funcionamento do parque.
O ataque foi registrado por visitantes por volta das 10h. Nos vídeos, é possível ver o momento em que o jovem desce pela árvore e é puxado ao chão pela leoa, chamada Leona. Segundo o Instituto de Polícia Científica (IPC), a causa da morte foi choque hemorrágico por ferimentos perfurantes no pescoço. Segundo informações, o jovem tinha transtornos mentais.
A leoa, que estava próxima ao vidro de observação, reagiu instintivamente à invasão. Após o ataque, ela ficou estressada e em choque, mas respondeu aos comandos de treinamento da equipe e pôde ser contida sem sedação. O veterinário Thiago Nery afirmou que o animal está sob monitoramento contínuo de especialistas e que não há qualquer possibilidade de sacrificá-la, já que agiu por instinto de defesa do território.
A Prefeitura de João Pessoa suspendeu as atividades do parque por tempo indeterminado e abriu investigação para apurar as circunstâncias da invasão. Em nota, reforçou que o jovem ultrapassou todas as barreiras de segurança existentes. O Conselho Regional de Medicina Veterinária da Paraíba (CRMV-PB) também se pronunciou, criará uma comissão técnica para avaliar a estrutura do local e dialogar com a gestão municipal sobre medidas preventivas.