Ex-ministra Ellen Gracie obtém novo passaporte diplomático 14 anos após deixar o STF

27 de novembro de 2025 às 15:27
Geral

Foto: reprodução

Por Francês News

O Ministério das Relações Exteriores renovou, por mais cinco anos, o passaporte diplomático da ex-ministra do Supremo Tribunal Federal Ellen Gracie, que deixou o tribunal em 2011. A autorização foi publicada na edição desta quinta-feira (27/11) do Diário Oficial da União e leva a assinatura do chanceler Mauro Vieira.

Indicada ao STF em 2000 pelo então presidente Fernando Henrique Cardoso, Ellen Gracie se aposentou aos 63 anos, após mais de uma década na Corte. Mesmo sem ocupar cargos públicos desde então, ela continua habilitada a usar o documento especial graças a um decreto de 2006, que permite conceder passaportes diplomáticos a personalidades cuja atuação seja considerada de interesse do Estado brasileiro.

A mesma regra já foi aplicada em governos anteriores para beneficiar figuras públicas fora da administração, como líderes religiosos durante a gestão de Jair Bolsonaro. Outros ex-ministros do Supremo também mantêm o benefício; entre eles Marco Aurélio Mello, que teve sua renovação assegurada em setembro.