"Praça da Assembleia" tem cabos de cobre furtados; este é o segundo caso no Centro em 24h
Por Francês News
Uma nova série de furtos de cabos e vandalismo contra equipamentos públicos foi registrada no Centro de Maceió nas últimas horas. Em menos de um dia após a tentativa de furto de fiação na rede de iluminação do Shopping Popular, criminosos voltaram a agir, desta vez na Praça Dom Pedro II e no Calçadão do Comércio.
De acordo com informações levantadas no local, cerca de 180 metros de cabos de cobre foram levados da Praça Dom Pedro II, em frente à Assembleia Legislativa, durante a madrugada desta terça-feira (11). A ação deixou parte da área sem iluminação e técnicos já trabalham no levantamento do material necessário para reposição.
No Calçadão do Comércio, postes foram vandalizados para facilitar ligações clandestinas de energia. A prática, além de causar prejuízo ao patrimônio público, coloca em risco a vida dos próprios criminosos e de pedestres, já que os fios e equipamentos ficam expostos.
Somente em 2025, mais de 21 mil metros de cabos da rede de iluminação pública de Maceió já foram furtados. As ocorrências se concentram em grandes avenidas e áreas de menor movimentação, o que facilita a ação dos criminosos. Em um único caso, registrado em janeiro, 15 mil metros de cabos foram levados de uma só vez na região do viaduto da PRF.
Para reduzir as perdas, a autarquia responsável pela manutenção da iluminação pública vem substituindo cabos de cobre por materiais de alumínio, de menor valor comercial, e vedando caixas de passagem com concreto, dificultando novas invasões.
A população pode colaborar denunciando movimentações suspeitas às autoridades de segurança. O furto de cabos é crime e, além de deixar ruas às escuras, causa prejuízo direto ao erário público e atrasa os serviços de manutenção da cidadeNa segunda-feira (10), outro episódio semelhante deixou o Shopping Popular sem energia elétrica após o corte de 120 metros de cabos. O fornecimento foi restabelecido após a reposição do material.