Governador de Alagoas é convidado a depor na CPI do Crime Organizado
Por Francês News
O governador de Alagoas, Paulo Dantas (MDB), foi convidado a prestar depoimento à Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Crime Organizado, instalada nesta terça-feira (4) no Senado Federal. A comissão pretende investigar a presença e o avanço de facções criminosas e milícias em diferentes estados brasileiros.
O pedido de convocação partiu do relator da CPI, senador Alessandro Vieira (MDB-SE), que pretende ouvir governadores e secretários de Segurança Pública de unidades federativas com diferentes níveis de criminalidade, de acordo com dados do Ministério da Justiça e do Fórum Brasileiro de Segurança Pública.
Alagoas aparece entre os estados classificados como “menos seguros”, ao lado de Amapá, Bahia, Pernambuco e Ceará. Entre os que apresentam melhores índices de segurança, estão Santa Catarina, Paraná, Rio Grande do Sul e o Distrito Federal. “Queremos que os governadores apresentem sua visão sobre o crime organizado e compartilhem estratégias de enfrentamento”, afirmou Vieira.
Além dos governadores, também foram convidados os ministros Ricardo Lewandowski (Justiça) e José Múcio Monteiro (Defesa), além de representantes da Polícia Federal e da Abin (Agência Brasileira de Inteligência).
Com prazo de 120 dias para concluir os trabalhos, a CPI busca traçar um panorama nacional sobre o crime organizado, incluindo temas como lavagem de dinheiro, corrupção e infiltração de facções em setores legais. O colegiado também vai ouvir especialistas e jornalistas, entre eles Lincoln Gakiya, Renato Sérgio de Lima e Cecília Olliveira, referências na área de segurança pública.