China apresenta tríade nuclear completa em desfile pelos 80 anos da vitória sobre o Japão

03 de setembro de 2025 às 15:57
Mundo

Mísseis balísticos intercontinentais DF-5C com capacidade de carregar ogivas nucleares são exibidos diante de espectadores em desfile militar em Pequim, na China, em 3 de setembro de 2025. — Foto: Chi

Por Redação com agências 

A China exibiu pela primeira vez sua tríade nuclear – composta por armamentos de lançamento terrestre, marítimo e aéreo – no desfile militar realizado nesta quarta-feira (3), em Pequim, em comemoração aos 80 anos da rendição do Japão na Segunda Guerra Mundial.

O destaque foi a apresentação do míssil balístico intercontinental DongFeng-5C (DF-5C), de combustível líquido, com alcance superior a 20 mil quilômetros, segundo informações do governo chinês. O armamento, capaz de atingir qualquer ponto do planeta, desfilou na Praça Tiananmen acompanhado por outros sistemas estratégicos.

Também foram mostrados drones de combate, veículos não tripulados marítimos e equipamentos aéreos de última geração. A cerimônia incluiu ainda um sobrevoo de aeronaves que formaram no céu o número 80, em referência ao aniversário da vitória chinesa na guerra.

Durante o evento, transmitido pela televisão estatal, o presidente Xi Jinping afirmou que a China “chegou a um estágio em que precisa assumir maiores responsabilidades” e declarou que “o renascimento da nação chinesa não pode ser contido”.

A comemoração ocorreu após a Cúpula da Organização de Cooperação de Xangai (OCX), que reuniu China, Rússia, Índia, Irã, Bielorrússia, Cazaquistão, Paquistão, Tajiquistão e Uzbequistão para debates sobre cooperação política, econômica e militar.