Quase 7 mil empresas têm inscrições suspensas em Alagoas
Por Redação
A Secretaria de Estado da Fazenda de Alagoas (Sefaz-AL) inicia, nesta terça-feira (26), a suspensão das inscrições estaduais de 6.995 empresas que não regularizaram pendências na entrega da Escrituração Fiscal Digital (EFD).
Segundo o órgão, a medida atinge contribuintes que deixaram de transmitir dois ou mais arquivos da EFD ou que enviaram declarações sem movimentação, apesar de terem realizado operações.
Após a transmissão correta das informações fiscais, a inscrição estadual será reativada até o primeiro dia útil seguinte à regularização, sem necessidade de solicitação adicional.
A superintendente especial da Receita Estadual, Alexandra Vieira, explicou que a ação faz parte das rotinas de autorregularização da Sefaz. “É fundamental que o contribuinte acompanhe constantemente as malhas fiscais e verifique se existe alguma pendência a ser corrigida”, afirmou.
As pendências podem ser consultadas on-line no Portal do Contribuinte (https://contribuinte.sefaz.al.gov.br). Para regularizar a situação, é necessário registrar corretamente todas as notas fiscais emitidas e recebidas. Em casos de omissão ou declarações em branco, os tributos deverão ser reapurados e quitados.