JHC deve deixar prefeitura de Maceió em 2026 para disputar governo de Alagoas

18 de agosto de 2025 às 12:35
Política

Foto: Secom Maceió

Por Redação

Fontes políticas apontam que o prefeito de Maceió, João Henrique Caldas (PL), o JHC, deve se afastar do cargo em abril de 2026 para disputar as eleições ao governo de Alagoas. A decisão se baseia em índices de aprovação superiores a 80% e no resultado da última eleição municipal, quando foi reeleito com 83,25% dos votos válidos.

Pesquisa da Falpe, realizada em agosto na capital alagoana, mostra JHC na liderança em cenários para a disputa estadual. Contra Renan Filho (MDB) e Alfredo Gaspar, ele aparece com 44% das intenções de voto, seguido por Gaspar (29%) e Renan (11,5%). Em outro cenário, com Rafael Brito no lugar de Renan, o prefeito amplia a vantagem: 46,5% contra 32,5% de Gaspar e 3% de Brito.

Os índices de rejeição também favorecem o prefeito. Apenas 6% dos entrevistados declararam que não votariam nele de forma alguma, enquanto Renan Filho tem 29,5% e Rafael Brito, 18%.

Além da popularidade, JHC acumula vitórias políticas recentes, como a aprovação de Marluce Caldas para o Superior Tribunal de Justiça (STJ), com aval do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e apoio expressivo no Senado. A nomeação é vista por aliados como um fator que reforça o capital político do prefeito na corrida pelo governo estadual.