Trump reage a anúncio de primeiro papa americano: ‘Honra para nosso país’
Por redação com Veja
Logo após o anúncio de que o cardeal americano Robert Francis Prevost foi escolhido, nesta quinta-feira, 8, após dois dias de conclave, como o novo líder da Igreja Católica e assumir o nome de Leão XIV, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, reagiu à notícia e comemorou a eleição do conterrâneo. Natural de Chicago, ele é o primeiro americano da história a ocupar o Trono de Pedro.
“Parabéns ao cardeal Robert Francis Prevost, que acaba de ser nomeado papa. É uma grande honra saber que ele é o primeiro papa americano. Que emoção e que grande honra para o nosso país”, escreveu o presidente em sua rede social, a Truth. “Não vejo a hora de conhecer o papa Leão XIV. Será um momento significativo”, acrescentou.
Antes do conclave, Trump havia sido questionado se tinha preferência na escolha do novo pontífice, ao que respondeu que “gostaria de ser papa”. “Essa seria minha escolha número um”, declarou, em tom de brincadeira, mais uma na lista de falas superlativas do presidente americano.
Em seguida, afirmou que não tem preferências para o próximo chefe da Santa Sé, mas fez referência ao arcebispo de Nova York, Timothy Dolan. “Devo dizer que temos um cardeal que por acaso é de um lugar chamado Nova York, que é muito bom, então veremos o que acontece.” Nem Dolan nem Prevost constavam com frequência na lista dos favoritos – o americano mais bem cotado era Joseph Tobin, arcebispo de Newark, Nova Jersey.
Depois, causou alvoroço nas redes sociais ao publicar uma imagem gerada por inteligência artificial em que aparece vestido como papa. A imagem foi compartilhada nos perfis oficiais no Instagram — @realdonaldtrump, @POTUS e @WhiteHouse — e mostra Trump usando trajes papais, como a mitra e a cruz dourada, simulando dar uma bênção.