Terra
A fumaça do conclave será liberada diariamente às 12h e 19h no horário local, indicando os resultados das quatro votações, podendo ser antecipada caso surja uma decisão antes.
A fumaça com a primeira votação do conclave irá surgir na quarta-feira, 7, por volta das 14h, horário do Brasil, segundo estimativa do Vaticano.
A escolha do novo papa, que irá suceder Francisco, começa amanhã.
Caso não haja escolha na primeira votação, a cor da fumaça será preta. Se o novo pontífice for escolhido, a cor será branca.
A partir do dia seguinte, segundo o Vaticano, ocorrerão quatro votações, mas a fumaça só deve ser liberada em dois horários. Entenda:
- Ocorrerão duas votações pela manhã, que devem ser finalizadas às 10h30 e às 12h, no horário local -- 5h30 e 7h, em Brasília;
- Ocorrerão duas votações à tarde, que devem terminar por volta das 17h30 e às 19h, no horário local -- 12h30 e 14h em Brasília;
- Todos os dias, às 12h e às 19h no horário local (7h e 14h em Brasília), a fumaça será liberada pela chaminé da Capela Sistina. As cédulas das votações da manhã são queimadas juntas, e o mesmo ocorre com as duas da tarde;
- As fumaças das 10h30 e das 17h30 só serão liberadas se forem brancas.
O conclave começa nesta quarta e não tem limite de dias para ser finalizado. A regra considera que o novo papa será escolhido quando atingir o apoio de dois terços dos cardeais votantes.
Nos conclaves mais recentes, que escolheram Francisco em 2013 e Bento XVI em 2005, duraram apenas dois dias. A expectativa dos cardeias para o conclave deste ano é que a celeridade se repita.