Moraes determina transferência de Collor para Baldomero Cavalcante
Redação
O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou nesta sexta-feira (25) que o ex-presidente Fernando Collor seja transferido para a ala especial do Presídio Baldomero Cavalcanti, em Maceió. A medida ocorre após audiência de custódia realizada na Superintendência da Polícia Federal em Alagoas, onde Collor solicitou permanecer na capital alagoana, evitando a transferência para Brasília.
Por ter sido chefe do Executivo, Collor cumprirá pena em cela individual, em regime fechado. Moraes também estipulou prazo de 24 horas para que a direção do presídio informe se possui condições adequadas para cuidar da saúde do ex-presidente, que apresenta quadro clínico com Parkinson, transtorno bipolar e apneia do sono, segundo laudos apresentados pela defesa.
Preso na madrugada desta sexta-feira no Aeroporto Zumbi dos Palmares, Collor foi condenado a 8 anos e 10 meses de prisão por corrupção passiva e lavagem de dinheiro, em processo derivado da Operação Lava Jato. A sentença está relacionada ao recebimento de R$ 20 milhões em propina por contratos irregulares da BR Distribuidora com a UTC Engenharia.
A defesa também solicitou prisão domiciliar, alegando idade avançada (75 anos) e comorbidades graves, mas o pedido foi negado. Moraes considerou os últimos recursos da defesa como tentativas protelatórias.