Caso de bebê raptada em Novo Lino é inserido em sistema de alerta internacional do Ministério da Justiça
Por redação
O Ministério da Justiça e Segurança Pública acionou nesta sexta-feira, 11, o Amber Alert para divulgar o desaparecimento da bebê Ana Beatriz Silva de Oliveira, de apenas 14 dias, raptada em Novo Lino, no interior de Alagoas. O nome e a foto da criança foram incluídos no sistema internacional de emergência, que publica alertas em redes sociais com o objetivo de ajudar na localização de crianças desaparecidas.
Adotado pelo Brasil em agosto de 2023, o Amber Alert é um sistema de origem norte-americana que envia alertas urgentes para usuários das plataformas da Meta — como Facebook e Instagram — em um raio de até 160 quilômetros do local do desaparecimento. O aviso inclui a imagem da criança, sua descrição e informações sobre onde e quando foi vista pela última vez.
O sistema é ativado em casos específicos de desaparecimento ou rapto de crianças, desde que haja informações suficientes para ajudar na identificação e localização da vítima. A iniciativa visa mobilizar rapidamente a população e ampliar as chances de encontrar a criança com vida.