Alagoas: Saúde alerta para baixa imunização contra a Covid-19 em crianças
Por redação com assessoria
A Secretaria de Estado de Saúde (Sesau) destacou a necessidade de reforçar a vacinação contra a Covid-19 em crianças de 6 meses a menores de 5 anos. Dados da Rede Nacional de Dados em Saúde mostram que, entre 2021 e 2025, apenas 26,2% das crianças entre seis meses e dois anos receberam a segunda dose do imunizante, enquanto 5,5% tomaram a terceira. Para crianças de 3 a 4 anos, os índices são de 18,9% para a segunda dose e 8,6% para a terceira.
Rafaela Siqueira, enfermeira do Programa Nacional de Imunização (PNI), reforçou que o esquema vacinal para crianças dessa faixa etária inclui três doses: a primeira aos seis meses de idade, a segunda com intervalo de quatro semanas e a terceira após oito semanas da segunda dose. “Após os cinco anos, apenas crianças de grupos prioritários, como imunocomprometidos e indígenas, receberão uma dose de reforço”, explicou.
A Sesau também enfatizou que a vacinação está disponível em todo o estado e que as crianças com doses atrasadas podem completar o esquema de três doses, respeitando os intervalos indicados.
O baixo índice de imunização preocupa as autoridades de saúde, que alertam para a importância de proteger as crianças contra formas graves da doença e suas possíveis complicações. A campanha segue reforçando a importância da adesão dos pais e responsáveis para garantir a saúde dos pequenos.