Ministério Público de Alagoas anuncia medidas após ataque a torcedores em jogo do Campeonato Alagoano

21 de janeiro de 2025 às 14:55
VIOLÊNCIA NO FUTEBOL

Foto: reprodução

Por redação

O Ministério Público de Alagoas (MPAL) anunciou, nesta terça-feira (21), uma série de medidas para lidar com os episódios de violência envolvendo torcedores durante o Campeonato Alagoano 2025. As providências foram definidas em uma reunião convocada após o ataque ao ônibus que transportava torcedores do Penedense no último domingo (19), antes da partida contra o ASA, no Estádio Coaracy da Mata Fonseca, em Arapiraca.

De acordo com o MPAL, o clube mandante ASA, a administração do estádio e o 3º Batalhão de Polícia Militar devem adotar providências administrativas para garantir a segurança nos próximos jogos. Entre as ações previstas estão o reforço do policiamento e a implementação de medidas para evitar novos episódios de violência.

Em relação aos torcedores identificados como responsáveis pelos ataques, o Ministério Público já deu início às ações penais que podem resultar em punições como multas, prestação de serviços comunitários, ressarcimento dos danos causados e proibição de frequentar jogos do ASA. Em casos de reincidência, as sanções podem chegar à pena de reclusão.

O ataque ao ônibus do Penedense, que deixou vidros quebrados mas não causou feridos, não foi o único episódio de violência envolvendo a torcida do ASA nesta temporada. Na rodada anterior, integrantes da torcida organizada entraram em confronto com a Polícia Militar durante a partida contra o CRB, resultando em feridos e uso de munição não letal.

O presidente do Penedense, Aerton Reis, solicitou escolta policial para o retorno do ônibus à cidade de origem após o ataque. O MPAL reforçou seu compromisso em coibir atos de violência nos eventos esportivos e assegurar a segurança dos torcedores.