Vereadores eleitos por Maceió são diplomados em cerimônia

16 de dezembro de 2024 às 14:47
Política

Presidente do TRE - Foto: Reprodução

Redação

Os vereadores eleitos por Maceió foram diplomados na manhã desta segunda-feira (16), em solenidade promovida pelo Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE/AL). O evento ocorreu no auditório do Centro Universitário Cesmac, no bairro do Farol, marcando o encerramento formal do processo eleitoral para a legislatura 2025-2029.  

A diplomação é o ato legal que confirma os resultados das urnas, habilitando os eleitos a tomarem posse e iniciarem suas atividades legislativas. A cerimônia foi conduzida pelo presidente do TRE/AL, desembargador Kléver Rego Loureiro, que destacou o esforço conjunto de cerca de 12 mil profissionais envolvidos na segurança e organização das eleições em Alagoas, incluindo as polícias Militar, Civil, Federal e Rodoviária Federal, além da equipe do Tribunal.  

“Estamos entregando à população maceioense os seus verdadeiros representantes, que foram escolhidos pelo voto. É motivo de muita alegria e satisfação para o TRE de Alagoas”, afirmou o desembargador, celebrando a tranquilidade do pleito nos 102 municípios do estado.  

A partir de 2025, a Câmara Municipal de Maceió contará com 27 cadeiras, duas a mais do que no mandato atual. Dos eleitos, apenas Rui Palmeira (PSD) e Leonardo Dias (PL) não compareceram à cerimônia e serão diplomados em outra data.  
Entre os vereadores reeleitos estão Luciano Marinho (PL), Galba Netto (PL), Marcelo Palmeira (PL), Davi Davino (PP), Zé Márcio Filho (MDB), Teca Nelma (PT), e Eduardo Canuto (PL), entre outros.  

Os novos nomes na Câmara incluem Milton Ronalsa (PSB), Delegado Thiago Prado (PP), Allan Pierre (MDB), Thales Diniz (PSB) e Jonatas Omena (PL). Fátima Santiago (MDB), que já foi vereadora, retorna à Casa após vencer as eleições deste ano.  

O prefeito reeleito JHC e o vice-prefeito Rodrigo Cunha receberam seus diplomas na última sexta-feira (13), em cerimônia realizada no auditório do TRE/AL. Eles assumem o Executivo Municipal para o mandato 2025-2028.  

A diplomação dos vereadores encerra uma etapa fundamental do processo democrático, marcando o início dos preparativos para a posse dos eleitos, que ocorre no início de 2025.