Confira qual é a palavra do ano segundo dicionário da Oxford

03 de dezembro de 2024 às 08:17
Mundo

Foto: Reprodução

mediatalks

A Oxford University Press, que edita o dicionário de inglês Oxford, anunciou “brain rot” (deterioração cerebral, em tradução livre) como a Palavra do Ano de 2024, após uma votação pública que contou com a participação de mais de 37 mil pessoas.

A escolha reflete a crescente preocupação com o impacto do consumo excessivo de conteúdo online de baixa qualidade, especialmente nas mídias sociais.

A expressão “brain rot” refere-se à suposta deterioração do estado mental ou intelectual de uma pessoa, vista como resultado do consumo excessivo de material considerado de baixo valor. O termo ganhou destaque em 2024, com um aumento de 230% na frequência de uso em comparação com o ano anterior.

Brain rot: origem e evolução da palavra do ano do Oxford  

Embora o primeiro registro do uso de “brain rot” date de 1854, em um livro do escritor Walden de Henry David Thoreau, o termo ganhou novo significado na era digital, particularmente nos últimos 12 meses, segundo a Oxford Press. 

Inicialmente popularizado nas plataformas de mídia social, especialmente no TikTok entre as gerações Z e Alfa, a expressão agora é amplamente utilizada, inclusive no jornalismo tradicional.

Especialistas em linguagem observaram que a expressão capturou as preocupações sobre o impacto do consumo excessivo de conteúdo de baixa qualidade, especialmente nas mídias sociais.

Casper Grathwohl, presidente da Oxford Languages, comentou sobre a escolha:

“Olhando para a Palavra do Ano da Oxford nas últimas duas décadas, é possível perceber a crescente preocupação da sociedade com a forma como nossas vidas virtuais estão evoluindo, e com a maneira pela qual a cultura da internet está permeando tanto de quem somos e do que falamos”.

Impacto na Cultura Online e na Linguagem

“Apodrecimento cerebral” está fortemente associado a certos tipos de conteúdo online, como a série de vídeos virais Skibidi Toilet, com banheiros humanoides, e memes “só em Ohio”, que fazem referência a incidentes bizarros no estado, explica a Oxford Press ao justificar a escolha. 

Esse conteúdo deu origem a uma “linguagem de apodrecimento cerebral” emergente, com termos como “skibidi”, que significa algo sem sentido, e “Ohio”, que significa algo embaraçoso ou estranho.

Essa tendência reflete o crescente movimento de palavras que se originam na cultura online viral antes de se espalhar offline para o “mundo real”, diz a editora. 

Brain rot e a saúde mental 

Além do uso humorístico e autodepreciativo, há uma crescente conversa sobre o potencial impacto negativo do consumo excessivo desse conteúdo na saúde mental, particularmente em crianças e jovens.

Um centro de saúde mental nos EUA chegou a publicar conselhos online sobre como reconhecer e evitar o “apodrecimento cerebral”.

A escolha de “apodrecimento cerebral” como Palavra do Ano de 2024 destaca a preocupação crescente com a influência da cultura digital em nossas vidas e como o consumo excessivo de certos tipos de conteúdo online pode afetar negativamente a saúde mental e capacidade intelectual.

Em 2024 a palavra do ano foi “rizz” que se refere à habilidade de alguém em atrair romanticamente outra pessoa.