Bolsonaro diz que será candidato da direita em 2026

22 de outubro de 2024 às 19:51
ELEIÇÕES 2026

Foto: reprodução

Por redação com Uol

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) afirmou nesta terça-feira (22), em entrevista em São Paulo, que será o candidato da direita à Presidência da República em 2026. A declaração foi feita após um almoço com o prefeito Ricardo Nunes (MDB) e o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos). Durante a entrevista, Bolsonaro se posicionou sobre sua inelegibilidade, mencionando que a considera uma perseguição.

Questionado sobre a possibilidade de outra liderança da direita, como Tarcísio, disputar a eleição, Bolsonaro respondeu com referência ao seu próprio nome do meio: "O nome é Messias". O governador, por sua vez, reforçou que Bolsonaro será o candidato. O ex-presidente também afirmou que, se sua inelegibilidade for revertida, está confiante de que venceria o atual presidente, Luiz Inácio Lula da Silva, em um eventual confronto nas urnas.

Bolsonaro ainda comentou a disputa eleitoral em Goiânia, criticando o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), por aceitar o apoio do PT ao candidato Sandro Mabel. O ex-presidente declarou apoio a Fred Rodrigues (PL) na cidade e afirmou que estará em Goiânia no domingo para apoiar o candidato. Segundo ele, a aliança entre Caiado e o PT levanta suspeitas, pois o partido "não apoia de graça".

Bolsonaro foi declarado inelegível pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) no ano passado, após ser condenado por abuso de poder político e econômico e uso indevido dos meios de comunicação. A condenação ocorreu devido a alegações de que ele teria disseminado informações falsas sobre o processo eleitoral em uma reunião com embaixadores, além de utilizar eventos oficiais de forma eleitoral.