Presidente 'está bem' após acidente doméstico, mas fará novos exames, afirma médico de Lula
g1
Apesar de ter sofrido um ferimento na nuca durante um acidente doméstico, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva está bem. No entanto, ele deverá realizar novos exames ao longo desta semana, afirmou o médico Roberto Kalil Filho.
Segundo o boletim médico divulgado neste domingo (20), Lula deu entrada no Hospital Sírio-Libanês da capital com um "ferimento corto-contuso em região occipital".
"É um quadro em que exames deverão ser repetidos durante a semana. Qualquer sangramento cerebral pode aumentar nos dias subsequentes. Então, a observação é importante. Agora, te digo, ele está bem. Pode ter atividades normais, porém, a equipe médica contraindicou um voo de longas horas", explicou Kalil
Seguindo a orientação médica, Lula cancelou sua viagem à Cúpula do BRICS em Kazan, Rússia. Mas, os médicos avaliaram que o caso não é grave, permitindo que ele mantenha sua agenda normal no Palácio do Planalto esta semana.
A equipe médica informou que o presidente levou cinco pontos no ferimento. Ele foi liberado após o curativo para retornar ao Palácio da Alvorada.
Na manhã deste domingo, Lula voltou ao hospital para exames adicionais e foi liberado novamente.
"O trauma não foi pequeno, foi grande na região occipital. Inclusive, é um ferimento corto-contuso. Teve que dar pontos e tudo. Mas, mais do que isso, o que mostra que o trauma foi importante foi que você teve esse chamado contragolpe e uma pequena hemorragia cerebral na região frontotemporal do encéfalo", completou Kalil.
O que é corto-contuso?
Marcelo Bechara, especialista em clínica médica, explica que - apesar do nome complexo - o corto-contuso é uma lesão causada pela combinação de um corte e uma contusão. Ela se caracteriza pelo corte e trauma mais profundo nos tecidos abaixo da pele.
No caso do presidente Lula, esse ferimento está na região occipital, que é a parte posterior do crânio.
Essa lesão ocorre em situações de impactos com objetos cortantes e pesados, como acidentes, quedas ou agressões.
Se o impacto for muito forte, além da simples lesão da pele, o ferimento pode atingir músculos e ossos.
“A dor varia de média a intensa e pode vir acompanhada de sangramento, hematomas, inchaço, sensação de tontura e confusão. Em casos mais graves, pode ocorrer visão turva, convulsões, desmaios e até coma", explica Bechara.