Laudo falso: Justiça derruba nova conta Marçal no Instagram
g1
A Justiça Eleitoral determinou, neste sábado (5), a derrubada de mais uma conta no Instagram criada por Pablo Marçal (PRTB) no Instagram.
Essa conta foi criada pelo candidato depois que a anterior saiu do ar também por decisão judicial, em razão de ter sido usada para divulgar um laudo médico falso contra Guilherme Boulos (PSOL).
Na decisão, o juiz eleitoral Rodrigo Capez afirma que Marçal buscou burlar a decisão anterior, em "manifesto ato atentatório à dignidade da Justiça Eleitoral".
A nova conta deve ficar inacessível por 48 horas e, se houver novas tentativas de driblar o bloqueio, por 15 dias, prorrogáveis a cada violação.
Às 20h40, a conta já não estava mais disponível.
Perícia concluiu que laudo é falso
Marçal publicou na noite de sexta-feira (4), a dois dias do 1º turno das eleições de 2024, um laudo falso para acusar Boulos de uso de drogas.
O documento contém assinatura falsa de um médico que já morreu e diversos erros, como o RG de Boulos e o nome da clínica em que seria atendido.
Uma perícia do Instituto de Criminalística de São Paulo comprovou a falsidade do documento, e apontando que a simples inspeção visual permite ver que a assinatura usada nele era forjada.
A Polícia Civil de São Paulo e a Polícia Federal abriram inquéritos para investigar o caso, e o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, intimou o empresário a depor – isso porque o documento também foi postado na conta dele no X, que está suspenso, e ninguém pode usar a plataforma.
Outros candidatos à prefeitura de São Paulo, adversários de Marçal e Boulos, manifestaram repúdio. Marçal diz não se arrepender.