Cidade de Junqueiro terá ações especiais após conflitos nas eleições

13 de setembro de 2024 às 14:51
ALERTA NAS ELEIÇÕES

Foto: reprodução

Por redação

Na tarde da última quinta-feira (12), o juiz eleitoral da 34ª Zona, Mario de Medeiros Rocha Filho, o juiz Alexandre Machado, da Junta Eleitoral, e o promotor eleitoral Magno Alexandre Ferreira Moura se reuniram com candidatos e representantes de partidos dos municípios de Junqueiro e Teotônio Vilela, em Alagoas. O encontro teve como objetivo abordar temas relacionados ao período eleitoral, oferecendo orientações gerais sobre a propaganda eleitoral.

Durante a reunião, foi mencionado o aumento das tensões políticas na região, porém, o assunto não foi aprofundado. O foco das autoridades esteve nas diretrizes para garantir o cumprimento das normas eleitorais e a manutenção da ordem durante a campanha.

Em nota, o Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE/AL) esclareceu a atuação do magistrado Alexandre Machado, que foi nomeado como juiz presidente da 60ª Junta Eleitoral no dia 8 de agosto, junto com outros magistrados responsáveis pelas Juntas Eleitorais do estado. Sua função é auxiliar na racionalização e otimização das atividades jurisdicionais durante o período eleitoral, além de inspecionar os locais de votação sob sua jurisdição. O Tribunal reforçou que a nomeação do juiz não foi motivada por medidas preventivas contra a violência política em Junqueiro, contrariando boatos divulgados anteriormente.

Outro ponto destacado na reunião foi a delimitação do poder de polícia durante o período eleitoral. O promotor eleitoral da 34ª Zona, Magno Alexandre Ferreira Moura, esclareceu que a autoridade para fiscalizar atos de propaganda nas ruas é do Poder Judiciário, e não de guardas municipais ou agentes da Secretaria de Segurança do município.

Em relação à segurança na região, a Polícia Militar de Alagoas (PM/AL) informou ao TRE que, até o momento, não há previsão concreta de aumento do efetivo policial em Junqueiro e Teotônio Vilela. Entretanto, há um pedido de reforço de tropas federais para os dois municípios que está sendo analisado pelo Pleno do TRE/AL, aguardando decisão.