População denuncia novos tremores na cidade de Craíbas após explosões

05 de setembro de 2024 às 10:31
Alagoas

Foto: Reprodução

Redação

Novos tremores de terra sacudiram o Agreste alagoano na última terça-feira (3), colocando em alerta a população da região. Os abalos, com magnitudes de 1.6 em Craíbas e 1.7 na Escala Richter em Arapiraca, foram registrados pelo Laboratório Sismológico da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (LabSis/UFRN) em um intervalo de apenas 25 minutos.

Os moradores de Craíbas, em particular, relacionam os frequentes tremores aos desmontes realizados pela Mineração Vale Verde (MVV) na região. A empresa realiza a extração de minérios de cobre e ferro no Serrote da Laje há mais de dois anos, e a população alega que as detonações são a causa das vibrações que afetam suas casas e propriedades.

O LabSis confirmou que os tremores registrados são resultado de detonações ocorridas entre as duas cidades alagoanas, que estão localizadas a apenas 15 km de distância uma da outra. A empresa de mineração, por sua vez, afirma que o processo de desmonte é realizado de forma segura e monitorada, seguindo todos os padrões e legislações vigentes.