Menos da metade de 21 faculdades de direito alagoanas atingem critérios de qualidade da OAB

28 de agosto de 2024 às 10:26
AVALIAÇÃO

Foto: reprodução

Por redação

A Ordem dos Advogados do Brasil em Alagoas (OAB/AL) concederá o Selo OAB Indica a oito instituições de ensino superior no estado, reconhecendo a qualidade dos cursos de Direito ofertados. De um total de 21 instituições avaliadas, apenas essas oito atenderam aos critérios estabelecidos pela OAB/AL.

A avaliação, realizada ao longo de 2023 e no primeiro semestre de 2024, envolveu visitas da OAB/AL a 17 faculdades e universidades, tanto na capital quanto no interior de Alagoas. Outras quatro instituições não receberam a visita dos membros da OAB. Os critérios analisados incluíram acervo da biblioteca, qualificação do corpo docente, acessibilidade no campus e projetos de iniciação científica e extensão.

O Selo OAB Indica, válido para o triênio 2022-2024, será entregue em 11 de setembro, na sede da OAB/AL em Jacarecica. As instituições que receberão o selo são: Centro Universitário Cesmac – Maceió, Estácio, Faculdade Cesmac do Agreste, Faculdade Cesmac do Sertão, UNIMA | Afya – Centro Universitário de Maceió, Uninassau Maceió, Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL – Arapiraca) e Universidade Federal de Alagoas (Ufal).

A presidente da Comissão de Ensino Jurídico da OAB/AL, Ingrid Dantas, destacou que, embora as oito instituições contempladas tenham demonstrado excelência, o resultado aponta que mais de 60% das instituições de ensino jurídico no estado ainda precisam aprimorar a qualidade dos seus cursos.

A entrega do selo visa não apenas reconhecer a qualidade do ensino, mas também incentivar outras instituições a alcançarem os padrões de excelência necessários para garantir uma formação adequada aos futuros profissionais de Direito em Alagoas.