Igreja Presbiteriana do Brasil comemora 165 anos de fundação: ‘Testemunhas do Reino’

12 de agosto de 2024 às 16:51
Gospel

Gospel Mais

Em 1862, o missionário Ashbel Green Simonton chegou ao Brasil para plantar a primeira Igreja Presbiteriana do Brasil no centro do Rio de Janeiro. A data de sua chegada, 12 de agosto, é comemorada pelos presbiterianos como o marco da fundação da denominação no país.

A Igreja Presbiteriana do Brasil, a primeira denominação protestante brasileira, foi fundada em um período que o catolicismo ainda era a religião oficial. Em 2011, quando foram comemorados os 150 anos de fundação, o Senado realizou uma sessão solene em homenagem.

Nas redes sociais, a denominação fez uma publicação agradecendo a Deus pelo trabalho missionário do qual nasceu: “Hoje celebramos com profunda gratidão os 165 anos da chegada do Rev. Ashbel Green Simonton ao Brasil, um marco que deu início à rica história da Igreja Presbiteriana do Brasil”.

“Simonton plantou a semente do Evangelho em solo brasileiro, organizando a primeira Igreja Presbiteriana em 1862 e lançando o primeiro jornal evangélico, ‘A Imprensa Evangélica’. Seu legado perdura até hoje, moldando gerações e fortalecendo a fé de milhares. Ao refletirmos sobre essa jornada, somos chamados a ser testemunhas vivas do Reino de Deus, assim como os pioneiros que nos precederam”, acrescenta a legenda.

“‘Com efeito, grandes coisas fez o Senhor por nós; por isso, estamos alegres.’ Salmo 126:3. Vamos celebrar juntos a condução de Deus ao longo desses 165 anos, reafirmando nosso compromisso de espalhar a mensagem de Cristo em nossa nação”, finaliza o post.

A Igreja Presbiteriana de Pinheiros foi uma das igrejas da denominação, dentre diversas outras, que também comemorou o aniversário: “Simonton teve apenas oito anos de ministério aqui no Brasil. Entretanto, durante este período, fundou, no Rio de Janeiro, uma escola dominical, uma igreja, um jornal, um seminário, um presbitério, enfim, uma denominação inteira”.

“São 165 anos de muitas lutas e vitórias, 165 anos de seriedade doutrinária e confessional, sem perder o amor pela obra missionária. Vivemos e existimos para a glória de Deus. Louvado seja o Senhor pelo aniversário da Igreja Presbiteriana do Brasil!”, conclui a legenda.