Laudo neuropsicológico: Kliciany Martins fala sobre importância, benefício e como obter o documento

19 de julho de 2024 às 10:54
NEUROPSICOLOGIA COM KLICIANY

Foto: reprodução/Instagram

Por redação com Kliciany Martins

Na estreia de sua coluna no programa AL-102, a psicóloga Kliciany Martins abordou o tema do laudo neuropsicológico, um documento fundamental para a compreensão e o acompanhamento de vários aspectos da vida do paciente.

O que é e para que serve o laudo neuropsicológico?

Kliciany explicou que o laudo neuropsicológico é o resultado de uma avaliação psicológica, que visa fornecer informações para auxiliar em decisões e intervenções relacionadas a diversas áreas da vida pessoal do paciente, como a saúde e a educação. Ele serve como um guia para nortear o diagnóstico e o tratamento de diversas condições que afetam o funcionamento cognitivo e comportamental, como transtornos neuropsicológicos, estado emocional e de personalidade.

Como o laudo neuropsicológico é obtido?

A psicóloga destacou que o laudo pode ser solicitado por médicos, que buscam uma investigação mais aprofundada para confirmar hipóteses diagnósticas, ou por demanda espontânea do próprio indivíduo, que deseja entender melhor suas características cognitivas e emocionais e como ela refletem no comportamento.

“Muitos médicos encaminham para o neuropsicólogo para uma investigação mais detalhada para confirmar uma determinada hipótese levantada. Mas pode ser solicitados por outros profissionais ou por uma demanda espontânea, sem que haja necessidade de encaminhamento“, informou.

Quais informações o laudo neuropsicológico contém?

O laudo neuropsicológico oferece uma análise completa das funções cognitivas,como memória, atenção, linguagem, funções executivas e habilidades visuoespaciais. Além disso, ele também avalia o estado emocional e de personalidade do indivíduo. Essas informações são valiosas para identificar pontos fortes e fracos, orientar programas de reabilitação e terapias, e auxiliar outros profissionais de saúde no tratamento do paciente.

Laudo neuropsicológico x laudo médico

Kliciany ressaltou que o laudo neuropsicológico nem sempre substitui o laudo médico. Enquanto o laudo neuropsicológico é obtido com o neuropsicólogo, o diagnóstico médico é restrito ao profissional de medicina.