Arthur Lira afirma que Lula não irá interferir na escolha do seu sucessor na presidência da Câmara

16 de julho de 2024 às 09:10
POLÍTICA

Foto: reprodução

Por redação 

Com o anúncio do nome para sua sucessão na presidência da Câmara Federal prevista para agosto, o deputado Arthur Lira (Progressistas) revelou em recente entrevista a imprensa que o presidente Lula (PT) lhe concedeu o direito de escolher o próximo parlamentar a comandar a Casa de Leis. 

"Minhas conversas com o presidente Lula sempre foram muito claras. Em todas elas, ele afirmou que eu teria o direito de escolher ou tentar escolher meu sucessor, assim como ele pretende fazer quando deixar a Presidência. Portanto, esse é um direito de quem está no comando", informou Lira. 

Arthur Lira fez questão de destacar que o compromisso assumido com Lula é de que o próximo presidente da Câmara mantenha comportamentos republicanos na relação com o Planalto. 

"É claro que existem muitos fatores. E quando falamos de veto ou escolha, não é nesse nível. Os compromissos que assumimos com o presidente Lula incluíram garantir segurança econômica, evitar pautas que causem transtornos econômicos, e não ter mudanças bruscas no comportamento político, mantendo nosso posicionamento", pontuou. 

Lira sinaliza simpatia por Elmar Nascimento (BA), líder do União Brasil, Antônio Brito (BA), líder do PSD, e Marcos Pereira (SP), presidente do Republicanos. Outros possíveis candidatos incluem Isnaldo Bulhões Jr. (AL), líder do MSB, e Dr. Luizinho (RJ), líder do Progressistas.