Gestão de Geo Cruz provoca queda de quase 2 mil habitantes na população de Ibateguara
Por redação
A falta de oportunidades e a ausência de políticas públicas para garantir uma vida digna à uma família são alguns dos motivos que provocaram quase duas mil pessoas a abandonarem o município de Ibateguara, na zona da mata de Alagoas. Segundo dados do último censo do IBGE, a população passou de 15.149 para 13.731 habitantes.
Desde a gestão do prefeito Geo Cruz aos tempos atuais, parte da população tem procurado outros municípios da região que possam oferecer emprego, uma boa renda no mercado autônomo e mais dignidade. A perda de 1.418 moradores provocará impactos que refletirão na arrecadação através do Fundo de Participação dos Municípios e na Câmara Municipal.
Isso ocorre pelo fato de o número de habitantes influenciar diretamente no caixa da prefeitura, já que esse é um dos principais fatores para a distribuição de recursos estaduais e federais, além do FPM. Já na questão política, o impacto também é negativo. Por conta da redução populacional, Ibateguara passaria de onze para nove vereadores.
Em 2012, Geo Cruz assumiu o cargo de prefeito de Ibateguara e teve dois mandatos. Embora não esteja no cargo desde 2020, ele nunca soltou a caneta da administração pública. Segundo moradores do município, a atual prefeita, Professora Néa “do Geo”, é um personagem figurativo que serve apenas para assinar os trâmites burocráticos.