Prefeitura intensifica serviços de prevenção para diminuir riscos causados pelas chuvas

28 de junho de 2023 às 15:03
Maceió

Foto: Secom Maceió

Por Secom Maceió

Devido às fortes chuvas que atingem a capital durante esta semana, a Autarquia Municipal de Desenvolvimento Sustentável e Limpeza Urbana (Alurb) está atuando de forma mais intensa em serviços preventivos por toda a cidade. Locais críticos, mapeados anteriormente pelo órgão, recebem limpeza, desassoreamento, poda e supressão de árvores visando inibir acidentes e transtornos para a população.

Mais de 30 agentes atuam em grotas, córregos e canaletas da capital. A limpeza de canais facilita o escoamento das águas pluviais, evitando alagamentos. Desde segunda-feira (26), as equipes estão atuando no Canal do Papódromo e do Mundaú, no Vergel; Grota do Cigano, no Jacintinho; Canal da Master, no Trapiche; e nas ruas do Conjunto Santos Dumont.

Um dos locais que recebe mais atenção devido ao período chuvoso é a Foz do Riacho Salgadinho, na Praia da Avenida. Devido à quantidade de canais que desaguam no riacho, diversos resíduos, descartados de forma irregular, acabam indo parar na orla. Na área, cerca de 25 agentes de limpeza trabalham intensamente na varrição e recolhimento de itens como latas, garrafas de vidro, papelão, sacolas plásticas, dentre outros.

Para Moacir Teófilo, diretor-presidente da Alurb, são serviços que devem ser ampliados devido a sua importância e visando evitar transtornos neste período.

"Sabemos que o período chuvoso traz consigo algumas dificuldades. Nosso papel é atuar para minimizar essas situações e evitar que as pessoas passem por perigos ou transtornos", disse.

A poda e supressão de árvores também seguem acontecendo diariamente, conforme demandas encaminhadas pela população, através da Central de Monitoramento da Alurb, além de outras já mapeadas pelo órgão. Ademais, durante todo o dia, equipes de emergências estão a postos para atender ocorrências urgentes, como quedas de galhos e exemplares completos.

"A nossa prioridade é atender áreas críticas, que possuem encostas e o risco iminente de quedas ou alagamentos. Temos diversos locais mapeados, para que o primeiro atendimento seja de forma preventiva, sem esperar o pior para começar a atuar", completou Teófilo.