Projeto ‘Maceió sem assédio’: Saiba como funciona o atendimento as vítimas

21 de junho de 2023 às 12:44
Veja telefones

Foto: Itawi Albuquerque/Secom Maceió

Por Redação

O Projeto ‘MACEIÓ SEM ASSÉDIO’ foi idealizado pela Prefeitura de Maceió e faz parte do Programa ‘SALVE MULHER’. O protocolo foi criado para apoiar à mulher em situação de vulnerabilidade, vítima de importunação sexual, assédio sexual, estupro, dentre outros crimes sexuais. E visa produzir para as vítimas desses crimes, um ambiente seguro e humanizado de acolhimento.

CAMPANHA SEGUE NO SÃO JOÃO DE MACEIÓ 

O projeto está presente em todos polos dos festejos juninos espalhados na cidade. Em cada polo, a população encontrará estandes com equipe técnica para informar e acolher as mulheres.

Segundo o documento, será garantido para as mulheres que procurarem ajuda, acolhida, auxílio e proteção, nas dependências de estabelecimentos comerciais, incluindo estacionamentos, eventos em instituições públicas ou privadas e transportes públicos.

A Secretaria Municipal da Mulher, Pessoas com Deficiência, Idosos e Cidadania (SEMUC), é responsável por realizar o cumprimento do protocolo de proteção e enfrentamento da violência contra as mulheres. Começando com o acolhimento humanizado que vai da acolhida, encaminhamentos, e terminando com o acompanhamento das mulheres caso necessário até as delegacias e outras instituições.

Como vai funcionar: 1º Fase: Acolhimento com escuta ativa e identificação da demanda
2ª Fase: Demanda identificada: Informar a vítima sobre seus direitos, apoio da guarda, questionamento sobre B.O. 
Caso a vítima não queira fazer um B.O. A instituição fara o acolhimento (Escuta Ativa, informação sobre os direitos, rede e telefones).
Nos casos que a vítimas queira fazer um B.O. Uma equipe vai auxiliar a vítima nesse processo: como direcionar e/ou acompanhar até a Central de Flagrante.

Para realizar denúncias ou tirar dúvidas as mulheres podem ligar para os telefones:
Disque Denúncia de Violência Contra a Mulher: 180; Patrulha Maria da Penha: 190 e 98867.6436; Central de Flagrante (24 horas): 3315.1970; SEMUC: 98746.9717; Casa da Mulher: 2126.9650; Rede de Atenção às Vítimas de Violência Sexual – RAVVS/Hospital da Mulher: 3131.1350/1351.