Creche promove café junino com a participação da Banda da Guarda Municipal
A creche Monsenhor Luiz Barbosa, localizada no bairro Cidade Universitária, já começou esta segunda-feira (19) com um ar festivo e animado. As crianças, os pais e a comunidade escolar se reuniram na unidade de ensino para o Arraiá na Roça, um café pedagógico junino realizado especialmente para comemorar a finalização do semestre letivo e a época do São João.
Na ocasião, a banda da Guarda Municipal de Maceió encantou e embalou a comunidade com muito forró. O evento também contou com decorações temáticas, barraca do beijinho, nas quais foram distribuídos beijinho de coco e pipoca. Apareceu até uma carroça com um cavalo e um cercado com galinhas para completar a fazenda animada. No final foi oferecido um lanche coletivo com comidas típicas.
Além de finalizar o semestre, o evento teve o objetivo de integrar a comunidade ao ambiente escolar e no cotidiano dos filhos, como também expor os trabalhos realizados pelos pequenos durante o semestre. A unidade atende 202 crianças, de 0 a 5 anos.
Segundo a diretora escolar, Valderez Cardoso, é de grande importância a parceria entre escola e família. "Sinto só gratidão, porque a gente acolhe essas famílias com muito carinho. A gente acha muito necessária essa parceria, já que é de fundamental importância trazê-los para cá. Esse é um momento cultural com música boa, dando essa ênfase também ao lazer para as famílias e a interação entre a comunidade e a escola", ressaltou.
Thais Braga é professora e mãe de Theo Martins, de 11 meses. Ela estava acompanhando o evento com o filho e disse que adora participar do café. "É sempre um encanto, porque é um momento em que as professoras estão sempre conosco passando um pouco do dia a dia dos filhos", contou.
Já Renaide da Silva, 35 anos, é dona de casa e mãe dos gêmeos Arthur da Silva e Anne Gabrielle, 6 anos. Eles ficaram encantados com a festa.
"No geral, gosto de todas as professoras, o ensino aqui é muito bom. A festa foi bem animada. Não teve no ano passado, mas este ano foi bem animado. É bom ter aquele momento com a família e a escola, a amizade entre os alunos. Foi um momento único", destacou Renaide.
A pequena Maria Helena, 4 anos, também não parou um minuto e dançou quase a manhã inteira. Animada, ela contou que brincou de pega-pega e encontrou com os amiguinhos. "Eu vi o Davi, a Agatha, dancei forró, comi bastante. Vim com meu pai e ele disse que gostou da festinha. Achei tudo lindo, foi perfeito", revelou.
E as professoras não ficaram de fora. Nayara Roberta enfatizou o que é trabalhado com os pequenos. "O café pedagógico é sempre importante, porque é uma oportunidade de receber as famílias e mostrar um pouco do cotidiano, um pouco das experiências que temos com as crianças na creche. É uma aproximação que nós temos com a família. Geralmente, temos uma rotina estruturada e algumas atividades permanentes e não permanentes. São atividades que são relacionadas à coordenação motora, sensório-motor e visual", explicou.
Fonte: Ascom Semed