Vigilância Sanitária já capacitou 200 ambulantes para o São João Massayó
Por Secom Maceió
Empenhada em assegurar a saúde dos maceioenses, a Vigilância Sanitária de Maceió (Visa) segue promovendo o Curso de Boas Práticas para os vendedores ambulantes da capital que vão atuar no São João Massayó. Até o momento, cerca de 200 ambulantes já passaram pelos cursos de boas práticas sanitárias.
A qualificação tem como objetivo melhorar as condições gerais de higiene, armazenamento, refrigeração, prazo de validade dos produtos e reforçar o uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPI's).
“As capacitações destinadas aos vendedores ambulantes visam disseminar informações importantes e necessárias sobre o correto manuseio de alimentos e bebidas e, com isso, minimizar os riscos sanitários, garantindo maior segurança alimentar para os consumidores que participarão dos festejos”, afirma o coordenador-geral da Visa, Airton Santos.
Na última quinta-feira (15), duas capacitações em Boas Práticas Sanitárias também foram destinadas a 65 vendedores ambulantes de alimentos e bebidas que irão trabalhar durante os festejos juninos nos dias 16, 17 e 18 de junho, sendo 45 ambulantes do polo de Graciliano Ramos e 20 do Jacintinho.
As palestras foram ministradas pelo coordenador-geral da Visa, Airton Santos, pela fiscal Rita de Cássia Vieira, da Gerência da Inspetoria de Alimentos (Polo Jacintinho), pelo advogado do órgão, Jhônatas Cabral, e pela nutricionista Jadna Gomes (Polo Graciliano Ramos).
Na próxima semana, ambulantes que irão atuar nos polos de Jaraguá e Benedito Bentes também receberão as orientações da Vigilância Sanitária por meio das capacitações. Após passarem pelas formações, aproximadamente, 400 ambulantes de Maceió estarão aptos para a comercialização de alimentos e bebidas nos festejos juninos.
Além dos polos de Graciliano Ramos e Jacintinho, ambulantes dos polos de Jacarecica e Fernão Velho também já passaram pelas capacitações.
Fiscalizações no São João
As equipes do órgão também estão presentes durante os festejos levando orientações educativas e realizando fiscalizações das condições sanitárias de produtos alimentícios, comercializados e consumidos em todos os locais que serão palco das festividades juninas.
“Estamos com equipes fiscalizando os produtos que estão sendo comercializados nos polos dos festejos juninos. Mas, reforçamos que não queremos punir ninguém, mas sim averiguar se os alimentos e bebidas vendidos pelos ambulantes que passaram pelo curso de boas práticas estejam dentro das normas sanitárias, pois queremos garantir a segurança da população”, explica o coordenador.