Moradores comemoram início das obras de contenção marítima na praia do Sobral
O sonho antigo virou realidade na gestão do prefeito de Maceió, JHC. Se antes, os moradores do Sobral haviam deixado de circular pela localidade em razão dos avanços da erosão, agora animados, eles já contam com o início das obras de contenção marítima, o que dará mais segurança a quem passa pelo calçadão da praia.
O trecho de 140 metros da praia do Sobral corresponde a mais uma etapa da extensa obra de contenção marítima realizada em diversos pontos da costa de Maceió, que terá um total de 2,4 km de extensão, compreendendo, também, pontos da Jatiúca, Jacarecica, que já estão com suas obras avançadas, além do Pontal da Barra, que deve ter seu início após a conclusão do atual trecho do Sobral.
Maria Lígia é uma das moradoras da região que comemora o início das obras. Para explicar a emoção de ver as máquinas em ação no local, ela compara a espera de 20 anos com uma mãe que gera um filho por nove meses.
“Sabe uma mulher grávida que espera nove meses para ter um filho? Nós estamos esperando há mais de 10 anos e quando vi o convite da ordem de serviço chegar eu comecei a pular de tanta alegria, porque agora vamos poder voltar a fazer caminhada, andar de bicicleta na nossa praia que vai ficar maravilhosa com um novo calçadão, uma nova escadaria e com mais segurança para quem passa por aqui”, ressaltou.
O prefeito de Maceió, JHC, reforçou que a obra trará segurança para quem passa pelo calçadão da praia do Sobral a passeio ou para quem pratica atividades físicas.
“Essa obra vai nos dar a oportunidade de trazer novos equipamentos para a orla e dar mais tranquilidade a quem está passando nos calçadões, no passeio ou em seus veículos. É uma obra fundamental para a nossa cidade, porque a erosão já estava tomando conta de quase todo esse trecho e, se nada fosse feito, poderia causar risco à própria vida das pessoas e entendemos que esses investimentos são prioritários para a nossa cidade”, afirmou JHC.
Moradora da região há sete anos, Simone Lucine não esconde a esperança em voltar a frequentar o calçadão da praia sem o sentimento de insegurança para quem transita pelo local.
“Estamos com muita expectativa de que seja uma obra que traga uma revitalização para nossa região, que a gente possa sair com segurança, fazer nossa prática de exercícios e outras formas de lazer que a praia possibilita pra gente”, conclui Simone.
Maceió é a primeira capital a utilizar a tecnologia holandesa de blocos pré-moldados e anéis hexagonais na contenção do avanço do mar e no controle da erosão causada pelo movimento das ondas marítimas, com um material que possui 200 anos de vida útil, levando mais segurança para pedestres e motoristas.
Fonte: Ascom Seminfra