Brota na Grota: comunidades participam de oficinas de culinária como fomento ao empreendedorismo

14 de junho de 2023 às 10:01
Saiba Mais

Participantes aprenderam a fazer pães caseiros nutritivos e biscoitos de polvilho. Fotos: Mariel Matias/Ascom Semed

O Brota na Grota continua acontecendo em diferentes bairros e unidades escolares municipais de Maceió, abrindo caminhos para os moradores das comunidade que quiserem empreender e conseguirem um complemento na renda. Nessa terça-feira (13) foram realizadas ações de culinária e avaliações antropométricas de alunos na Escola Municipal Maria de Lourdes Bezerra, localizada no bairro Mangabeiras. Houve também contação de histórias do projeto Biblioteca Móvel, na creche Professora Ruth Braga, no Jacintinho.

Os moradores e a comunidade escolar conheceram receitas de pães caseiros saudáveis e nutritivos, sem glúten e com corantes naturais, e de biscoitos de polvilho. Os participantes colocaram a mão na massa e produziram alimentos que deixaram quem estava acompanhando a ação com água na boca.

A monitora de transporte escolar Ana Cristina Firmino, 44 anos, mora na Chã de Jaqueira e foi até a escola para aprender a fazer as receitas.

"Achei muito interessante o curso. Eu já estou com vontade de fazer pão e biscoito já para agregar na minha renda. Aproveitei o meu período de intervalo do trabalho e fiz a oficina. Vou levar esses ensinamentos para a vida", disse Ana Cristina.

É a primeira vez que Berenilda Belo dos Santos, 54 anos, participa das oficinas do programa. Ela contou que soube da oficina através da filha dela, servidora da rede pública municipal de ensino. Para Berenilda, foi uma grande oportunidade.

"A gente tem que fazer o que gosta e investir em nós mesmos. Eu já gosto de trabalhar com culinária, já trabalho com bolo, gosto de fazer bolo e aprender mais uma coisa é sempre muito bom. Gostaria muito de aprender a fazer pão, e agora tive essa oportunidade. É a primeira vez que participo e gostei muito. Achei fácil de fazer. Fiz o pão de beterraba", contou.

Segundo Raquel Vieira, gastrônoma e merendeira da rede municipal, o objetivo principal do projeto é fazer com que as mulheres e os homens possam empreender a partir da venda de produtos saudáveis.

"Estamos trazendo biscoito de polvilho sem glúten. Estamos também trazendo os pães com corante natural, pão de beterraba, jenipapo, cenoura. As oficinas estão sendo muito aceitas pela comunidade. Estamos muito felizes em poder participar desse projeto. Também sou uma mulher empreendedora e sei bem como é", ressaltou Raquel.

Biblioteca Móvel

O ônibus da Biblioteca Móvel estacionou em frente à creche, oportunizando às crianças da unidade e da comunidade um momento de viagem no mundo da leitura, por meio de contações de histórias realizadas pelas técnicas da biblioteca da Secretaria de Educação de Maceió (Semed) e contadoras de histórias, Maria Lucia Andrade, Caroline Duarte e Gracileide Melo de Araújo.

Os pequenos também conheceram diversos tipos e gêneros literários, como os contos de fada, aventuras, fábulas, entre outros.

"A ação de hoje foi maravilhosa. Tivemos crianças de primeiro período, que se encantaram. Disseram: 'e esse ônibus vai andar, vamos viajar nas histórias'. Então eles entendem que é um mundo mágico, nós propiciamos esse mundo. E fazemos com que seja um momento prazeroso, que atraia as crianças para a leitura. Para a comunidade tem sido um momento muito interessante, porque tem criança que nunca viu um ônibus como esse. Enfim, tem sido um grande prazer participar desse projeto", destacou Maria Lucia.

Fonte: Secom Maceió