Projeto incentiva leitura com festas literárias e distribuição de livros na rede municipal
Despertar o gosto pela leitura e minimizar os prejuízos causados pela pandemia. Com esses objetivos, o "Projeto VaLER a pena" chega às escolas como mais uma iniciativa da Prefeitura de Maceió, através da Secretaria Municipal de Educação (Semed), para incentivar os estudantes a mergulharem no universo literário. O projeto vai distribuir livros entre os alunos e promover festas literárias em escolas da rede municipal.
O projeto surgiu da necessidade de levar a leitura de forma prazerosa para dentro das escolas e também para a vida dos alunos, conforme explicou a idealizadora da ação, bibliotecária Simone Silva. “O Projeto VaLER a pena pretende mobilizar a escola e a família na construção de uma cultura de leitura”, enfatizou.
Além de estimular nos alunos o hábito de ler mais do que os livros didáticos do currículo escolar normal, o projeto busca ampliar esse momento levando os livros literários de diferentes gêneros para dentro da comunidade escolar. De acordo com Simone Silva, a ação leva para as escolas a leitura de deleite, capaz de despertar diferentes emoções no leitor.
“Cada estudante matriculado na rede municipal receberá um acervo contendo quatro obras literárias. Esses títulos poderão e deverão ser trabalhados junto à escola. Esse momento traz a leitura como um elemento imprescindível na formação cultural do aluno. É a partir da disponibilização da obra literária, que fortalecemos a cultura organizacional e a fruição para essa leitura literária”, pontuou Simone.
Todas as unidades da rede municipal de ensino de Maceió terão um "Dia D da Leitura", durante o mês de junho. Nesse dia, a comunidade escolar se reunirá para a entrega dos livros, contação de histórias e e mediação de leitura, envolvendo crianças, jovens, adultos e idosos com o texto literário.
O lançamento do "Projeto VaLER a pena" ocorrerá, simultaneamente, em todas as unidades de ensino. As Festas Literárias VaLER a pena, ocorrerão conforme o seguinte cronograma:
-02/06 na Escola Nosso Lar, no bairro da Levada;
-09/06 na Escola José Correia Costa, no bairro da Serraria;
-16/06 na Escola Hévia Valéria, no bairro Cidade Universitária.
Fonte: Secom Maceió