Marx Beltrão leva à Câmara Federal “calote” dado pelo Governo de AL em Hospitais filantrópicos

01 de junho de 2023 às 10:35
Política

Foto: Divulgação Assessoria

Por redação 

O deputado federal Marx Beltrão (Progressistas) levou ao Plenário da Câmara, nesta quarta-feira (31), a denúncia feita por hospitais particulares e filantrópicos de Alagoas de um suposto “calote” dado pelo governo do Estado. Segundo ele, o prejuízo nas unidades hospitalares é de cerca de R$ 90 milhões. 

“Os hospitais publicaram uma nota muito séria, denunciando um calote de quase R$ 90 milhões para os hospitais que fazem quase que 70% dos serviços de saúde de alta e média complexidade”, disse o parlamentar.

Marx Beltrão fez questão de citar as unidades hospitalares que assinaram o documento: Hospital Sanatório, Santa Casa de Misericórdia de Maceió, Penedo e São Miguel dos Campos, Hospital Veredas, Hospital Vida, Hospital São Vicente de União dos Palmares, Casa de Saúde Santo Antônio, e pelo Hospital Santa Rita de Palmeira dos Índios. 

De acordo com o parlamentar, o “calote” está comprometendo a Saúde pública de Alagoas. “Recebo todos os dias, nas minhas redes sociais, pedidos de socorro de pessoas que vão até esses hospitais, procuram um tratamento de saúde, e não estão conseguindo atendimento médico”, revelou. 

O deputado falou que esse tipo de situação envergonha muito os alagoanos. “Entram na fila para fazer cirurgias e não estão conseguindo marcar os seus exames. Estão, inclusive, fazendo vaquinha na internet para conseguir fazer um tratamento de saúde, coisa que é obrigação do Estado”. 

Por fim, Marx Beltrão pediu a intervenção do Ministério Público Estadual. “Nós não podemos, enquanto parlamentares, ficar assistindo as pessoas não conseguirem atendimento médico nos hospitais. Não adianta a narrativa de construção de novos hospitais, se os serviços não estão acontecendo, se os serviços estão sendo paralisados pelo calote que o Governo do Estado está dando aos hospitais filantrópicos de Alagoas”, concluiu.