MP/AL identifica 'farra' em contratações na prefeitura de Penedo e acusa Ronaldo Lopes de nepotismo

30 de maio de 2023 às 15:10
Nepotismo

Foto: Reprodução

Por redação

O promotor Wesley Fernandes Oliveira, do Ministério Público de Alagoas (MP/AL) revelou, na última segunda-feira (29), que a prefeitura de Penedo é suspeita de realizar uma “farra” com cargos comissionados e contratados.

No caso, o promotor revelou que o órgão recebeu várias denúncias contra a prefeitura e, após solicitar esclarecimentos do poder municipal, receberam documentos com um número excessivo de contratações temporárias realizadas nos últimos seis meses pela prefeitura.

Ao elaborar, Wesley disse que a prefeitura mantinha, em novembro de 2022, 900 contratados que atuavam de maneira irregular, sem a realização de processo seletivo. Além disso, o promotor também afirmou que entre os contratados havia parentes próximos de membros do poder municipal, desde vereadores até o prefeito Ronaldo Lopes (MDB).

“É preciso que a administração pública se molde à lei, e vimos que em Penedo há uma disfunção no tocante a contratações temporárias e cargos comissionados, inclusive com parentes próximos do prefeito e vice-prefeito, secretários, vereadores, e outros integrantes da atual gestão”, informou o promotor Wesley Fernandes Oliveira.

Além das contratações, Wesley também apontou irregularidades nos cargos comissionados, que possui um número superior ao de servidores municipais efetivos.

Além disso, temos uma desproporção nítida num comparativo entre o número de cargos comissionados, que contabiliza 270, contra 124 efetivos, ou seja, 146 pessoas a mais. Situação esta de inconstitucionalidade já assentada pelo STF”, completou.