Deputado federal usa Justiça para tentar intimidar jornalista do.Al102

15 de abril de 2023 às 11:44
Repúdio

 

Coluna do Jornalista Kleberson Levy, no Blog kleversonlevy.com.br, publicada no dia 15 de abril

 

Virou rotina na vida dos profissionais da comunicação em Alagoas os ataques políticos e processos na Justiça dos que se sentem incomodados com matérias publicadas. Não é à toa que o Blog Kléverson Levy vai sempre destacar a frase de George Orwell: "Jornalismo é publicar aquilo que alguém não quer que se publique. Todo o resto é publicidade".

Desta vez, o deputado federal Rafael Brito (MDB) está processando o jornalista Berg Morais, do Portal AL 102, acusando-o de 'ofender, atacar e até agredir a integridade do parlamentar'. O fato se deve por conta da matéria Sem identidade própria, Rafael Brito é acusado de copiar JHC e Renan Filho - em que o profissional suscitou alguns fatos obtidos através das fontes.

No pedido, o advogado de Brito diz que a matéria contra seu cliente "repercute negativamente na imagem do parlamentar, bem como, ofensas absurdas e dissemina na Internet falsas acusações que comprometem a integridade" do também ex-secretário Estado da Educação de Alagoas.

Porém, em todo o teor que está descrito pelo advogado Dagoberto Omena, no pedido ao 11° Juizado Especial Cível da Capital, o que mais chama atenção é que o deputado federal pede - apenas - "indenização por danos morais".

Mais interessante ainda, em se tratando de matéria jornalística, é que na maioria dos casos - seria comum um pedido de retratação, publicação, nota oficial e direito de resposta. No caso de Brito, há argumentos jurídicos para cobrar financeiramente ao jornalista que pague pelo que ele publicou. Estranho!

Portanto, caberá ao juiz do 11° Juizado Especial Cível de Maceió decidir sobre mais uma tentativa de intimidação à imprensa e aos jornalistas em Alagoas. Já falei, inclusive, que não é de agora que jornalistas estão sendo atacados e processados por publicarem o que os poderosos de Alagoas não querem que seja publicado.

Jornalista Berg Morais

 

Foi com o Blog Kléverson Levy, a Folha de Alagoas e, agora, com o jornalista Berg Morais. Enquanto tentam descredibilizar o trabalho profissional, mais fôlego se ganha para mostrar que - em Alagoas fazemos jornalismo com - fatos, verdades, credibilidade e incômodo aos políticos alagoanos.

Por fim, deixo aqui minha total solidariedade ao jornalista Berg Morais e, ao mesmo tempo repúdio ao deputado federal Rafael Brito, que tenta intimidar o profissional de maneira avarenta, sem pedir um direito de resposta ou enviar uma nota oficial. Preferiu partir para lima briga judicial em troca de moedas.

Não é uma atitude honrosa para quem foi um secretário de Estado de Educação e, agora, deputado federal em defesa do direito dos alagoanos.

Jornalismo é Independência e não subserviência política ou servilismo aos políticos. Alagoas não vai e não pode retroceder à época do cabresto e da chibatada. O Blog Kléverson Levy se mantém em defesa da imprensa, do jornalismo e da liberdade de expressão.

Por fim, espero que o deputado também não me processe pelo teor opinitavo desta matéria.

É isto!