Arthur Lira quer novo blocão na Câmara unindo Centrão e partidos de esquerda
Por redação
O presidente da Câmara Federal, Arthur Lira (Progressistas), tem atuado para criar um novo blocão no Congresso com a união do Centrão com partidos de esquerda. Segundo um parlamentar alagoano ouvido pelo Portal AL102, as discussões já foram iniciadas entre Progressistas, União Brasil, PSDB, Avante, PSB e PDT.
Caso seja concretizado, o novo bloco multipartidário terá mais de 160 deputados na Câmara Federal, com possibilidade de a aliança também se estender ao Senado. A medida é uma investida contra a articulação do MDB, PSD, Republicanos, Podemos e PSC para a formação de um grupo com 142 deputados.
Ainda segundo o deputado alagoano que falou sob reserva, Arthur Lira ficou com o sentimento de ter sido “passado para trás” com a formação de um novo grupo de partidos sem o seu consentimento.
Ao atrair para suas bases quatro novos partidos, incluindo os de esquerda, Lira pretende abrir mais espaço para a conquista de prerrogativas, como prioridade na ocupação de espaços nas negociações internas e junto ao Palácio do Planalto.