“Nas pausas do almoço”, justifica Governo sobre petistas que foram à Lisboa “turistar” com recursos públicos

27 de março de 2023 às 15:21
Polêmica

Foto: Reprodução

Por Berg Morais 

“Os momentos em que apareceu fora do evento com a esposa e os demais assessores são referentes às pausas para almoço e também ao período noturno”. A frase é um trecho da nota enviada pelo Governo de Alagoas ao Portal AL102, nesta segunda-feira (27), a respeito da viagem feita à Lisboa pelo secretário estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Gino César, e dois assessores indicados pelo PT.

A matéria do AL102 que denunciou a farra com dinheiro público apresentou documentos e fotos que comprovam que dois servidores comissionados do Estado receberam cerca de R$ 25 mil em diárias e, segundo as publicações nas redes sociais, estavam “turistando” em bares, restaurantes e lojas de grife de Lisboa. 

Inicialmente, a nota destaca que a esposa de Gino César viajou a Portugal custeando as próprias despesas, e que as diárias pagas pelo Estado equivalem ao tempo da viagem dos três representantes da secretaria, 8 dias, contando o período de traslado. Vale destacar que o 16º Congresso da Água, aconteceu entre os dias 21 e 24 de março.

“E a atualização dos valores publicados no Diário Oficial do Estado apenas complementam os recursos já atualizados com a nova tabela de diárias dos servidores estaduais ao exterior”, explica a nota enviada pela secretaria estadual de Comunicação para justificar o fato de os servidores terem recebidos duas diárias para um mesmo dia de “trabalho”. 

Embora a nota da Secom justifique que as fotos de Gino César, a esposa, e os comissionados Caio de Almeida Costa Tenório e Renan Oliveira de Freitas esbanjando por Lisboa foram “referentes às pausas para almoço e também ao período noturno”, o próprio titular da Semarh desmentiu indiretamente o fato apresentado através de uma publicação nas redes sociais. 

Através de um vídeo, Gino César mostrou que não haviam mesas e cadeiras onde era servido o almoço para os participantes do evento. Segundo ele, a medida era “para não perder tempo”. A publicação foi apagada recentemente. 

Veja, abaixo, a nota enviada pela Secom: 

O secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Alagoas, Gino Cesar, esteve em Lisboa participando do 16º Congresso da Água, entre os dias 21 e 24 de março. O evento foi um dos mais importantes do mundo em relação ao tema, com uma diversidade de assuntos atuais, entre eles, a  percepção ambiental como instrumento de transformação; a ameaça aos sistemas hídricos, no que se refere a cheias, qualidade da água e outros riscos; e o enfrentamento aos desafios atuais relativos à água e à energia.

Além de Gino César, integraram a comitiva dois assessores especiais da Semarh que participam do evento. A esposa do secretário também viajou a Portugal, custeando as próprias despesas. As diárias pagas pelo Governo de Alagoas equivalem ao tempo da viagem dos três representantes da secretaria, 8 dias, contando o período de traslado. E a atualização dos valores publicados no Diário Oficial do Estado apenas complementam os recursos já atualizados com a nova tabela de diárias dos servidores estaduais ao exterior.

A presença e participação do secretário Gino César foi facilmente constatada em vídeos e fotos publicadas nas redes da Semarh. E os momentos em que apareceu fora do evento com a esposa e os demais assessores são referentes às pausas para almoço e também ao período noturno.