Mulheres comandam um terço das empresas em Alagoas, segundo levantamento

24 de março de 2023 às 13:17
Mês da Mulher

Imagem Ilustrativa. Foto: Divulgação Assessoria

Levantamento divulgado pelo Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) revela que 33% dos negócios alagoanos são comandados por mulheres. De acordo com o estudo “Empreendedorismo Feminino no Brasil em 2022", que toma como base os dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua, no ano passado havia 116.256 empreendedoras no Estado, o correspondente a 1,1% do total de mulheres donas de negócios no País, que somou 10,3 milhões.

O levantamento do Sebrae revela ainda que do total de mulheres empreendedoras em Alagoas, 91% atuavam por conta própria, ou seja, estavam à frente de um empreendimento que não possui empregados. Nesse segmento, o Maranhão registrou o maior índice, com 93%.

Entretanto, dos 67% negócios dirigidos por mulheres em Alagoas havia entre um e cinco empregados. Nessa categoria, Acre e Sergipe registraram a maior proporção de empregadoras, com 92%.

Em todo o País, havia 10,3 milhões de mulheres donas de negócios no ano passado, o maior contingente de empreendedoras da história. Isso significa que as mulheres representavam 34,4% do universo de donos de negócios no país, muito próximo do recorde de 34,8%, verificado no 2º trimestre de 2019.

O presidente do Sebrae, Carlos Melles, enfatiza que a participação delas tem crescido principalmente nos setores da economia que mais apresentaram incremento nos últimos tempos: serviços, comércio e indústria. “No setor de Serviços, onde se percebe a maior participação de mulheres (53%), as donas de negócio têm ampla vantagem diante da presença masculina (36%). A mesma liderança se dá, em menor proporção, no Comércio (27% contra 20% de presença masculina) e na Indústria (13% de mulheres contra 6% dos homens) ”, avalia Melles.

Juntos, homens e mulheres superaram o total de 30 milhões de donos negócios – o maior número da série histórica.

Fonte: Sebrae