Catunda diz que CEI da BRK usará poder de polícia caso empresa não solucione problemas

15 de março de 2023 às 09:52
NA CÂMARA DE MACEIÓ

Foto: Reprodução Internet

Por Redação 

O vereador João Catunda (Progressistas) revelou que pretende presidir a Comissão Especial de Inquérito (CEI) que vai investigar os serviços oferecidos pela BRK Ambiental em Maceió. Em entrevista ao quadro Ponto de Vista, no Programa Farol Notícias, na noite desta quarta-feira (14), o parlamentar afirmou que já há assinaturas suficientes na Câmara Municipal de Maceió (CMM) para a aprovação do requerimento que protocolou com o objetivo de iniciar os investigações. 

De acordo com o vereador, o primeiro passo será a realização de uma audiência pública para ouvir todas as partes envolvidas no caso, como usuários dos serviços oferecidos e os responsáveis pela empresa, para a estruturação do requerimento da CEI. Caso não haja interesse da BRK em sanar os problemas apresentados, a Comissão passará a atuar. 

“Nós temos aqui poder de polícia. A CEI tem o poder de quebra de sigilo, de pedidos de informações. Coisas que, espero muito, não precisar fazer a frente da CEI. Espero que a gente possa ter um diálogo muito aberto e tranquilo para que a empresa venha sanar os grandes problemas de Maceió. Caso a gente não seja respondido, caso a população não tenha uma resposta à altura, nós vamos usar todo o poder da CEI para resolver esse problema”, garantiu Catunda. 

Quando questionado pelo jornalista Berg Morais sobre a aceitação dos demais membros da Câmara Municipal para a aprovação da CEI, Catunda foi enfático ao afirmar que está seguindo cuidadosamente todos os passos que determina o Regimento Interno da Casa. 

“Tenho conversado bastante com o presidente Galba [Netto] para que a gente possa iniciar isso da forma mais correta e sensata possível. Como sabemos que isso é algo que amanhã pode se tornar muito maior e é uma discussão muito séria, não podemos correr o risco de a nossa CEI ser impugnada - como ocorreu em outros locais do país - por falta do cumprimento do regimento. Os vereadores têm aderido bastante a essa questão. Estou sendo muito cuidadoso com todas essas questões”, garantiu João Catunda.