Sem identidade própria, Rafael Brito é acusado de copiar JHC e Renan Filho

17 de fevereiro de 2023 às 10:11
Plágio de Postura

Foto: Reprodução internet

Por Berg Morais

 

As queixas não são apenas de alunos que foram vítimas de “calote” na secretaria estadual de Educação. Eleitores também estão usando a internet para criticar o fato de o deputado federal, Rafael Brito (MDB), plagiar posturas, nomes e até frases de efeito do prefeito de Maceió, JHC (PL), e o ex-governador Renan Filho (MDB).

A movimentação ocorre por conta da possibilidade de o ex-secretário estadual da Educação concorrer ao cargo de prefeito da Capital, em 2024, e, para isso, se filiar ao PSB - antigo partido de JHC. No entanto, as críticas logo surgiram na internet pela “cópia” do “Tio J” e o provável uso do número 40.

“Até o ‘tio’ de ‘Tio J’ ele imita. Isso é um fantoche dos Calheiros. Tem nem vergonha! Pensa que vai enganar a população igual enganou os professores. É tão bom que nem número tem, e tá querendo usar o do JHC pra tentar ganhar”, disparou o digital influencer Rei do Jacintinho.

Já Édson Gomes Vieira foi além ao adjetivar o ex-titular da Educação de “estelionatário”. “Esse gosta de ser estelion@tário. Já enganou os professores e os alunos da educação do Estado e agora quer enganar os eleitores se passando por tio JHC com o número 40”, criticou.

Na ciência política, o terno “estelionato eleitoral” é usado para definir a prática de promessas que não podem ser cumpridas e possuem como intuito apenas a intenção de conquista do eleitorado.

Vale destacar que Rafael Brito tem como padrinho político o senador licenciado e ministro dos Transportes, Renan Filho. O agora deputado federal foi presidente da Desenvolve, passou pelas Secretarias de Trabalho, de Desenvolvimento Econômico e Turismo, mas somente na Educação ganhou mais visibilidade para o público.

Nos bastidores da política, os comentários são de que “Tio Rafa” fez aulas de teatro e acompanhamento com fonoaudiólogos para se transformar numa “cópia quase perfeita de Renan Filho”.