Após mais de R$ 26 milhões em obras anunciadas, Governo de Alagoas abre nova licitação para reforma no Estádio Rei Pelé

23 de junho de 2026 às 11:02
Maceiíó

Reprodução

Francês News

O Governo de Alagoas abriu uma nova licitação para contratar uma empresa especializada para executar serviços de adequações e melhorias no Estádio Rei Pelé, em Maceió. O aviso foi publicado no Diário Oficial do Estado desta terça-feira (23) e marca mais um capítulo na longa sequência de interdições, reformas, manutenções, promessas de modernização e intervenções estruturais envolvendo o principal estádio público de Alagoas.

A Concorrência Eletrônica nº 926666 - 90016/2026, conduzida pela Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinfra), está marcada para o dia 14 de julho de 2026, às 10h. O procedimento será realizado em sessão pública eletrônica, pelo critério de menor preço, e terá como objeto a contratação de empresa para execução dos serviços de adequações e melhorias no Trapichão.

A nova licitação surge em meio aos inúmeros problemas estruturais que acompanha o estádio há anos. Desde 2015, o Trapichão, como também é conhecido, acumula registros de setores interditados, recuperação de arquibancadas, obras emergenciais, promessas de reforma ampla e intervenções apresentadas pelo Governo como solução para garantir segurança e ampliar a vida útil da praça esportiva.

Levantamento feito pela reportagem da Francesnews no Portal da Transparência aponta que, entre 2015 e 2023, foram liquidados pelo menos R$ R$ 15.400.665,42 em ações ligadas à manutenção, reforma, ampliação, modernização e aparelhamento do Estádio Rei Pelé.

Os gastos aparecem em diferentes rubricas orçamentárias, como “Manutenção do Estádio Rei Pelé”, “Reforma, ampliação e aparelhamento do Estádio Rei Pelé” e “Reforma e modernização do Estádio Rei Pelé”.

Além dos valores já liquidados no Portal da Transparência, o estádio também foi alvo de anúncios públicos de obras que somam mais de R$ 26 milhões desde 2015. Entre os principais anúncios estão o pacote de quase R$ 14 milhões divulgado em 2019, durante a gestão do então governador Renan Filho, e a obra estrutural de mais de R$ 12 milhões anunciada pelo Governo de Alagoas em 2025.

SUCESSÃO DE PROBLEMAS

As falhas estruturais no Estádio Rei Pelé não são recentes. Em 2015, o setor de cadeiras especiais chegou a ficar interditado após relatos de estrondos durante uma partida. Na época, foram identificados problemas como oxidação em vigas e necessidade de manutenção na estrutura.

Em 2017, o Estado anunciou a conclusão de obras de recuperação estrutural no setor de cadeiras especiais, com investimento de R$ 872 mil. A intervenção contemplou lajes, pilares, vigas metálicas, recomposição de ferragens e concreto armado, após quase dois anos de interdição da área.

Mesmo depois da entrega dessa obra, o estádio continuou entrando na agenda de reformas. Em 2018, um grupo de trabalho formado por representantes do Governo, clubes, Federação Alagoana de Futebol e órgãos técnicos apontou a necessidade de novas adequações em vestiários, arbitragem, climatização, sistema elétrico, iluminação, acessibilidade e prevenção contra incêndio e pânico.

No ano seguinte, em 2019, o Governo anunciou um pacote de quase R$ 14 milhões para o Rei Pelé. A promessa incluía a construção de um complexo esportivo e uma reforma ampla no estádio. A primeira etapa anunciada à época foi estimada em R$ 4,5 milhões.

Já em 2023, o Governo de Alagoas voltou a anunciar uma nova intervenção estrutural no Trapichão. A Secretaria de Infraestrutura afirmou, na ocasião, que as obras garantiriam mais 30 ou 40 anos de segurança e funcionamento ao estádio. A intervenção foi apresentada como resposta a laudos técnicos e previa atuação em 12 pontos da estrutura.

Em 2025, o Estado divulgou nova obra no Rei Pelé, desta vez com investimento superior a R$ 12 milhões para reforço estrutural, melhorias nos acessos e áreas comuns. No mesmo período, o Ministério Público de Alagoas acompanhava tratativas relacionadas à reforma do estádio e apontava a necessidade de cumprimento de obrigações técnicas, transparência na prestação de contas e novos relatórios sobre a segurança da praça esportiva.

No mesmo ano, após um longo período interditada por risco de desmoronamento, a Secretaria do Esporte, Lazer e Juventude informou a entrega da Rampa 1 do Rei Pelé, principal acesso de torcedores em dias de jogos.