Carnaval 2026: Maior bloco à beira-mar do mundo, Pinto da Madrugada desfila em 7 de fevereiro
Por Allana Paiva/assessoria
Bloco retorna ao trajeto tradicional entre pajuçara e ponta verde e prepara para lançar famosas prévias de 2026
É oficial! O público pediu e foi atendido. O Pinto da Madrugada, reconhecido como o maior bloco do mundo à beira-mar, já tem data confirmada para o Carnaval 2026. O desfile acontecerá no sábado, dia 7 de fevereiro, marcando o retorno ao seu percurso tradicional, com saída pela Pajuçara em direção à Ponta Verde, resgatando a essência que consagrou o bloco ao longo de sua história.
Com novo tema, “Um Mar de Alegria”, o bloco promete mais uma edição inesquecível, reunindo foliões de todas as idades em um grande espetáculo de cores, música e emoção à beira-mar. Além do desfile oficial, o Pinto da Madrugada deve anunciar em breve, prévias e novidades que irão anteceder a programação principal, ampliando ainda mais a experiência do público.
Tradicionalmente conhecido por ser um bloco de paz, voltado para famílias e amigos, o evento é sinônimo de alegria, organização e diversidade. E para a edição de 2026, a expectativa é de um público superior a 500 mil pessoas, reforçando sua grandiosidade e seu impacto direto na economia e no turismo local.
“Neste ano, o bloco chega com muitas novidades, que serão divulgadas em breve. O evento é totalmente consolidado no estado de Alagoas e faz parte do calendário cultural e turístico de Maceió. A capital é uma cidade turística, e a Prefeitura tem investido cada vez mais no fortalecimento do turismo alagoano. Nesse contexto, o Pinto da Madrugada contribui diretamente para esse crescimento, reforçando o Carnaval de Maceió e projetando a cidade para todo o Brasil”, afirma Herman Braga, economista, fundador e diretor do bloco.
Reconhecido como Patrimônio Imaterial da Cultura Alagoana, o Pinto da Madrugada soma 27 anos de história, arrastando multidões e consolidando-se como um dos maiores blocos do Brasil.
Dados do Observatório de Economia da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) indicam que, em 2019, as prévias carnavalescas de Maceió movimentaram cerca de R$ 148 milhões.
Desse total, aproximadamente 80,4%, o equivalente a R$ 119 milhões foram diretamente associados ao Pinto da Madrugada, representando cerca de 0,5% do Produto Interno Bruto (PIB) do município.
O retorno ao percurso tradicional marca não apenas um resgate histórico, mas também uma nova fase do bloco, que segue inovando sem perder suas raízes e reafirma por que o Pinto da Madrugada é, de fato, um mar de alegria.