Câmara Municipal de Maceió concederá Comenda Mário Guimarães aos fundadores do Pinto da Madrugada

07 de fevereiro de 2026 às 08:06
Maceió

Assessoria

Assessoria

A maior honraria do Legislativo celebra os fundadores de um dos maiores patrimônios culturais do estado

A Câmara Municipal de Maceió concederá a Comenda Desembargador Mário Guimarães, maior honraria do Poder Legislativo da capital, aos fundadores do bloco Pinto da Madrugada: o economista Herman Braga Lyra, o professor da Universidade Federal de Alagoas Eduardo Lyra, o médico oncologista Dr. Marcos David e o ex-secretário de Cultura, Marcial Lima (in memoriam).

A homenagem reconhece os fundadores do bloco como os responsáveis pela criação de um dos maiores patrimônios culturais e carnavalescos do Brasil e o símbolo da identidade e da tradição cultural do Estado de Alagoas.

E também enaltece a contribuição histórica dos fundadores do bloco, exaltando a importância do evento para a cultura, o turismo e a economia criativa de Maceió. Com quase três décadas de existência, o Pinto da Madrugada tornou-se patrimônio cultural da cidade, reunindo 500  foliões a cada edição.

Criada em 1983, a Comenda Mário Guimarães é destinada a personalidades e instituições que prestam relevantes serviços ao município. A concessão destaca o papel do bloco no fortalecimento da identidade alagoana, na valorização de Maceió e na preservação da tradição carnavalesca.

Segundo estudos do Observatório da Economia Criativa e do Turismo da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), o Pinto da Madrugada movimenta cerca de R$ 120 milhões na economia local.

De acordo com o presidente da Câmara Municipal, Chico filho, 
a homenagem reconhece a importância do bloco, que ultrapassou o carnaval e projetou Maceió nacionalmente, fortalecendo o turismo e a cultura popular.

A entrega da comenda ocorrerá em sessão solene, em data a ser definida, com a presença de autoridades, representantes culturais e integrantes do bloco.