CCJ aprova cassação do mandato de Carla Zambell
Por Francês News
A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (10/12) a representação que pode levar à cassação do mandato da deputada federal Carla Zambelli (PL-SP). O relatório favorável à manutenção do mandato, apresentado pelo relator Diego Garcia (Republicanos-PR), foi rejeitado por 32 votos a 2, após articulação do União Brasil para formar maioria na comissão.
Zambelli, que cumpre pena de 10 anos e oito meses de prisão na Itália após condenação do STF, foi considerada culpada por participar da inserção de documentos falsos no Conselho Nacional de Justiça (CNJ), através do hacker Walter Delgatti — ato que ela nega ter ordenado.
O novo relator, Cláudio Cajado (PP-BA), justificou a aprovação da cassação pela impossibilidade prática de a parlamentar exercer o mandato enquanto está presa, afirmando que a condenação é definitiva e em regime fechado.
A decisão sobre a perda do mandato será tomada pelo plenário da Câmara, na sessão desta quarta, na qual também será analisada a cassação do deputado Glauber Braga (PSol-RJ). Zambelli acompanhou a votação de forma remota e pediu que os parlamentares votem contra a cassação, alegando defesa da independência dos Poderes.
A rejeição do relatório favorável a Zambelli ocorreu após mudanças na composição da CCJ pelo União Brasil, que abriram caminho para a maioria que aprovou o relatório de Cajado. Integrantes do PL criticaram a manobra, acusando a comissão de agir com interesses próprios. Durante a sessão, parlamentares do partido ameaçaram recorrer ao plenário para reverter o resultado.