Operação combate esquema de tráfico interestadual que movimentou R$ 22 milhões e cumpre mandados em Maceió
Por Francês News
Uma grande operação contra o crime organizado foi deflagrada na manhã desta quinta-feira (30) em quatro estados brasileiros, com desdobramentos em Maceió. Batizada de "Arcanum", a ação é coordenada pela Força Integrada de Combate ao Crime Organizado em Sergipe (FICCO/SE) e tem como alvo uma organização criminosa especializada no tráfico interestadual de drogas e em um elaborado esquema de lavagem de dinheiro, que movimentou mais de R$ 22 milhões.
Foram cumpridos 13 mandados judiciais, sendo 7 de prisão e 6 de busca e apreensão. As diligências ocorreram em Sergipe, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e em Alagoas, onde autoridades policiais atuaram na capital, Maceió. A operação contou com a colaboração da Polícia Federal nos estados envolvidos.
As investigações, conduzidas ao longo de seis meses, revelaram que o grupo possuía uma estrutura complexa e distribuída geograficamente, com setores específicos para a compra e transporte de entorpecentes, a distribuição da droga e a lavagem do dinheiro obtido ilegalmente. Para ocultar a origem ilícita dos recursos, a organização utilizava empresas de fachada e "laranjas". Entre os bens identificados e vinculados ao esquema estão veículos de luxo, fazendas, chácaras e imóveis em condomínios de alto padrão.
Durante as ações desta manhã, os policiais apreenderam documentos, valores em dinheiro e mídias eletrônicas que serão cruciais para comprovar o funcionamento e o fluxo financeiro do grupo. Os investigados responderão pelos crimes de associação criminosa, tráfico interestadual de drogas e lavagem de capitais. A operação é um esforço conjunto do DENARC/PC/SE, GOPE, BOPE/PMSE e da Polícia Federal.