Operação no Rio deixa 4 mortos e 25 presos em confronto com facção na Zona Norte

28 de outubro de 2025 às 11:42
Polícia

Foto: reprodução

Por Francês News

Uma megaoperação das forças de segurança do Rio de Janeiro mobilizou 2.500 agentes nesta terça-feira (28) para prender cerca de 100 integrantes do Comando Vermelho (CV) nos complexos do Alemão e da Penha, na Zona Norte. De acordo com balanço parcial, quatro suspeitos morreram em confronto, 25 foram presos e um policial do Bope, um delegado e três civis ficaram feridos.

A ação, batizada de Operação Contenção, foi planejada pela Secretaria de Segurança Pública do estado e investigada há um ano pela Delegacia de Repressão a Entorpecentes (DRE). Entre os presos está Nicolas Fernandes Soares, apontado como operador financeiro de um dos chefes da facção.

Os traficantes reagiram com tiros, barricadas em chamas e até o uso de drones com explosivos. Cenas de fumaça subindo das comunidades puderam ser vistas de diversos pontos da cidade. Criminosos também fugiram em fila indiana pela parte alta do Alemão, estratégia semelhante à utilizada durante a ocupação de 2010.

Impactos na população

A operação afetou diretamente a rotina de aproximadamente 280 mil moradores das áreas envolvidas:

- 28 escolas municipais no Alemão e 17 na Penha ficaram fechadas;

- 12 linhas de ônibus tiveram itinerários alterados;

- 5 unidades de saúde suspenderam atendimentos.

O secretário de Segurança, Victor Santos, afirmou que a ação foi organizada sem apoio federal e destacou a complexidade da operação em uma área de "9 milhões de metros quadrados de desordem".

Entre os apreendidos estão 10 fuzis, 2 pistolas e 9 motos. Pelo menos 30 dos criminosos procurados são de outros estados, como Pará, Bahia e Espírito Santo. A operação segue em andamento.